voltar para o inícioVoltar para o ínicio
thumb
  • Startups
  • Tecnologia

Descubra como as construtechs podem gerar mais valor para o seu negócio

  • autorMarina Cardoso
  • data4 de agosto de 2022
  • duração 3 minutos

Se você é da área da construção civil, provavelmente já ouviu falar em construtechs nos últimos anos. Mas já sabe quais são os benefícios trazidos por elas? E utiliza de tecnologia em suas obras? Se você precisa de mais agilidade e inovação em seu negócio, do planejamento ao canteiro de obras, esse texto é para você.

O termo construtech, como o próprio nome já indica, representa startups voltadas à área da construção que tragam soluções de tecnologia. A atuação das construtechs permite a criação de ferramentas criativas e inteligentes para resolver problemas comuns do setor. E isso pode acontecer de diversas maneiras: automatizando funções, gerando relatórios de maneira mais precisa, reduzindo o tempo de deslocamento necessário na obra ao digitalizar projetos, maior eficiência na comunicação, entre outros. Independentemente dos meios, o objetivo final é sempre extrair o potencial máximo do trabalho exercido pelos profissionais da construção.

Novas tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial também são utilizadas pelas construtechs, o que não apenas torna as ferramentas desenvolvidas por ela mais inovadoras e eficientes para o mercado, mas também prepara o seu negócio para o futuro, aumentando sua vantagem competitiva. Não se pode pensar em construção hoje em dia sem considerar as diversas tecnologias que vêm surgindo – e as empresas que não se adaptarem aos novos tempos podem acabar ficando para trás. 

E os benefícios não param por aí. Ao utilizar o serviço de uma construtech, é possível garantir não apenas mais agilidade na obra, como também a melhora da qualidade de vida dos colaboradores, o aumento da produtividade e a diminuição do risco de acidentes na equipe. 

Um engenheiro pode descartar a necessidade de quebrar as paredes de uma casa para encontrar problemas elétricos, por exemplo, ao investir em um mapeamento inteligente. Dessa forma, ele passa a contar com informações sobre os materiais e como foram utilizados no projeto anterior, evitando gastos desnecessários e resolvendo problemas de maneira muito mais rápida, tudo por meio do histórico de toda a obra com imagens em 360º. 

Outro ponto muito importante é a geração de valor que a parceria com uma construtech pode trazer para o seu negócio. Na hora de contratar um serviço, os clientes sempre irão preferir aqueles que estejam atentos às mudanças do mercado e nos seus avanços; que optem pela agilidade em seu trabalho; e que ofereçam sempre os melhores resultados possíveis ; além da segurança. Não há dúvidas, a tecnologia promove maior credibilidade e transparência durante toda a gestão da obra até chegar ao consumidor final.  

Com toda a inovação trazida pelas construtechs, é possível digitalizar processos, reduzir o desperdício de materiais, criar uma ponte virtual de relacionamento entre equipe e cliente e ainda utilizar da inteligência de dados para obter insights para prever os procedimentos mais indicados para cada caso. 

Confira, a seguir, um resumo de como as construtechs podem gerar mais valor para o seu negócio:

  • Processos mais ágeis e simplificados;
  • Centralização de toda a comunicação desde os escritórios até os canteiros;
  • Previsão de possíveis problemas na obra e soluções de fácil acesso;
  • Digitalização de todos os documentos do projeto;
  • Redução do desperdício de materiais;
  • Controle da obra de qualquer lugar;
  • Geração de confiança para o cliente;
  • Atualização com as novas tecnologias que surgem no setor.

Comece a gerar valor para o seu negócio agora

Se você também quer alavancar o crescimento e desenvolvimento da sua empresa, precisa conhecer a Trutec, um ecossistema de soluções que reúne as melhores startups para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia. O foco é garantir uma experiência única e integrada, conectando dados de diferentes plataformas para gerar informações que simplifiquem a tomada de decisões, levando informações atualizadas dos canteiros de obras para os escritórios. 

As startups que fazem parte do portfólio da Trutec são:

Construflow: plataforma de coordenação de projetos que promove a comunicação e a integração dos processos através da criação de apontamentos garantindo agilidade no fluxo de informações e transparência entre todos os envolvidos na elaboração e compatibilização até o canteiro de obras.

ConstruCode: plataforma que simplifica o controle de documentos da obra. Ela atua na gestão dos projetos do escritório ao canteiro, por meio de códigos QR e revisões automáticas.

Agilean: plataforma que oferece tecnologia para suportar os processos de planejamento e controle de produção da obra, garantindo eficácia na tomada de decisão, evitando gargalos e aumentando a agilidade da construção.

Construct IN: sistema que permite o acompanhamento remoto das obras por meio de imagens 360º, interligando o escritório com os canteiros por meio de uma experiência visual e imersiva.

James Tip: plataforma inovadora de previsão de demanda, que entrega todas as informações necessárias para eficiência nos processos de compras e vendas do varejo evitando  a ruptura de estoque e maximizando o poder de vendas.

HOFF Analytics: startup que utiliza de algoritmo de inteligência artificial na mineração de dados da construção civil, os transformando em estratégias para melhor performance comercial.

Compartilhe esse conteúdo

Conteúdos relacionados

Acesse todos os conteúdosAcesse todos os conteúdos
Faça parte

Vamos juntos fazer o futuro da construção civil?

Converse com nossos especialistas e conheça as soluções que mais se adequam ao momento da sua empresa.

falar com um especialista Falar com um especialista
scrollvoltar ao topo