voltar para o inícioVoltar para o ínicio
thumb
  • Academy
  • Inovação

Trutec promove evento exclusivo para importantes construtoras e incorporadoras

  • autorMarina Cardoso
  • data25 de julho de 2022
  • duração 2 minutos

A primeira edição do BuildNetwork apresentou as tecnologias do ecossistema que contribuem para a previsibilidade na construção

Gerenciar o presente e se preparar para o futuro! Sim, essa é uma realidade possível e foi o tema central do evento promovido pela Trutec, o maior ecossistema de construtechs e proptechs do país, que reuniu importantes players da construção civil, em uma programação de conteúdos de impacto para transformar o mercado.

O BuildNetwork é um evento exclusivo para executivos de construtoras e incorporadoras que buscam discutir, antecipar, os principais desafios e tendências da indústria da construção. “É uma oportunidade para compartilharmos experiências muitas vezes convergentes e levarmos reflexões sobre como a estrutura de inovação no setor está baseada em tecnologias, desenvolvidas pelas startups”, diz Alexandre Quinze – CEO da Trutec.

A integração das plataformas da Trutec esteve entre os principais atributos de eficiência relacionada aos cases das construtoras. Além disso, os dados gerados para as projeções das tendências foram apresentados como diferenciais de impacto ao aderir as soluções.

“O BuildNetwork é uma inciativa do Trutec Academy, com o objetivo de compartilhar conteúdos estratégicos e de inovação tecnológica para o mercado. Essa foi a primeira edição e outras acontecerão, inclusive nas demais regiões do país”,  explica Rafaela Breit, responsável pelo Trutec Academy.

Entre os cases, a Engeform destacou o quanto é essencial gerir e corrigir o planejamento. A Agilean e a Construct IN foram tecnologias citadas como “peças-chave” para a gestão, oferecendo indicadores fundamentais para a agilidade das equipes e o acompanhamento das obras em tempo real.

“Fomentar tecnologia é também desenvolver as pessoas e somente cuidando dos times conseguiremos crescer ainda mais. Implantar essa cultura é um processo, que deve ser constantemente estimulado” ressalta Elaine Fazollo, gerente de gestão do conhecimento e inovação da Engeform.

O Grupo Kallas destacou os “big numbers” com a utilização das tecnologias implantadas em parceria com a Trutec, enfatizando o quanto a ConstruCode possibilita uma gestão mais prática, com a digitalização dos documentos e como a Construflow transforma a gestão da comunicação das obras, gerando maior produtividade nas equipes.

“As novas funcionalidades trazidas pelas construtechs propiciam uma gestão muito mais inteligente e assertiva em nossas obras. Saímos do modelo ‘engessado’ para atuarmos em uma realidade essencialmente produtiva”, explica Ana Clara Gamarra, arquiteta e analista de inovação do Grupo Kallas.

Maria Natália Villagran de Dios, gerente de obras da Dimas, também enfatizou o case de inovação tecnológica com a utilização do ecossistema Trutec. “Percebemos que para implantar toda essa inovação era preciso uma mudança no mindset dos colaboradores, começando pela alta gestão. Nossa grande oportunidade foi justamente porque nossa alta gestão não só apoiou como também estimulou todas as mudanças”, diz Natália.

A executiva explicou que todos os problemas de documentação foram resolvidos com a digitalização trazida pela ConstruCode, solução que se tornou o grande visualizador das obras da Dimas. Além disso, a Construflow capacitou a integração das informações organizando a comunicação desde a fase pré-obra.

A Agilean potencializou, de forma considerável, a gestão dos indicadores e o monitoramento da qualidade, por meio dos dashboards ágeis gerando controle de todos os encarregados.

Além dos cases, também foram apresentados conteúdos relacionados à inovação, tecnologia e como transformar a realidade da construção civil no país, considerando questões inflacionárias, imprevisibilidade dos insumos, gestão data-driven e inovação aberta.

Para Quinze, essa conexão entre os principais players do setor estimula as boas práticas, com foco nas inovações e tecnologias para enfrentar a imprevisibilidade da construção civil. “No BuildNetwork interagimos com gestores que estão enfrentando os mesmos desafios”, conclui.

Compartilhe esse conteúdo

Conteúdos relacionados

Acesse todos os conteúdosAcesse todos os conteúdos
Faça parte

Vamos juntos fazer o futuro da construção civil?

Converse com nossos especialistas e conheça as soluções que mais se adequam ao momento da sua empresa.

falar com um especialista Falar com um especialista
scrollvoltar ao topo