*Por Ricardo Bressiani
A tecnologia tem impulsionado e transformado nossas vidas. Ao olharmos para a construção civil, é curiosa sua ligação com algo extraordinário como “a construção de uma casa 3D”. Não precisamos ir tão longe, a transformação digital está mais perto, e já temos grandes exemplos desse avanço.
Sua influência começa a partir da mudança da visão de uma obra, tanto no detalhe como no olhar 360º. Soluções como a ConstruCode, Construct IN, Construflow, DataLand e Agilean que fazem parte do portfólio de inovações da Trutec – o primeiro hub de soluções que conecta startups para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia – têm sido protagonistas por usarem da inteligência artificial para atualização de informações em qualquer sistema e para qualquer mestre de obra em tempo real.
Por meio dessas inovações, agora, podemos substituir o papel, que demorava meses para levantar todos os dados e que, no fim, armazenava informações ultrapassadas. Podemos também escolher melhor onde e o que construir.
Outro ponto, foi a criação de oportunidades de negócios para produção em série, assunto que até então era tratado na indústria automobilística e hoje está presente em soluções da construção civil. A padronização do que é repetitivo, via BIM, tem auxiliado na industrialização no setor.
Atualmente, se você construir um conjunto residencial com 200 ou 300 unidades, é possível produzir sistemas off-site com materiais de qualidade, mão de obra especializada e apenas instalá-los na edificação. Um grande avanço para o mercado.
Quando o assunto é agilidade, ela também possui um papel fundamental, por permitir maior controle dos prazos e dos custos. Antes, cada obra partia do zero, não existiam dois projetos iguais. Hoje, com a tecnologia e com todos esses recursos, por exemplo, ficou mais fácil analisar, repetir e, principalmente, evitar erros.
A tecnologia também auxilia na obtenção de uma análise do impacto de carbono de cada um dos materiais, com esses dados é possível minimizar ou no limite, zerar o impacto de carbono. A inovação transforma o meio em que vivemos.
Estes exemplos citados, além de alavancar a produtividade do setor, resultam na redução de desperdício e produção de insumos alternativos, impactando positivamente nosso meio ambiente.
Essa é a verdadeira expressão de como a tecnologia tem influenciado o setor da construção e ela tem acontecido no agora, abrindo o caminho para um futuro muito mais agradável para se viver.
*Ricardo Augusto Bressiani é mentor da Trutec – o primeiro hub de soluções que conecta startups para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia. Possui experiência consolidada na indústria da construção, é especialista em desenvolvimento de negócios nacionais e internacionais, com habilidades em Negociação, Orçamento, Planejamento, e Gestão de Pessoas.