voltar para o inícioVoltar para o ínicio
thumb
  • Inovação

Inovação fundamentada em tecnologia e sustentabilidade na construção civil

  • autoradminvedacit
  • data24 de junho de 2021
  • duração 3 minutos

Compreender as especificidades do mercado, de forma a gerar soluções eficientes para preencher as necessidades, deve ser a mola propulsora para o empreendedorismo. Principalmente na construção civil, que é um dos setores que mais demandam investimentos em tecnologia e sustentabilidade.

O que é a tecnologia?

Durante minha trajetória profissional consolidada na área de TI, em empresas nacionais e internacionais de grande porte como Philips, PwC Brasil, Flextronics Internacional, entre outras, desenvolvi uma série de habilidades focadas em um olhar sobre o que realmente faz a diferença. Para mim, a tecnologia sempre foi um meio, isto é, commodity para chegar às soluções dedicadas e de alta performance.

A Trutec nasceu desse entendimento, em consonância com grandes mentes que seguiram por este mesmo rumo. Somos focados no desenvolvimento de serviços porque dessa forma é possível conhecer os clientes e gerar produtos realmente vultosos. A atuação da empresa é direcionada ao desenvolvimento de duas propostas altamente significativas: levar saúde para as edificações e garantir a sustentabilidade desse ecossistema da construção civil.

A partir do entendimento de como a saúde coloca o ser humano no centro, trazendo o desenvolvimento e a inovação para que nós sejamos mais saudáveis, construímos essa mesma geração de valor na Trutec, colocando a edificação e seus atores no nosso foco.

Esse hub de tecnologia surge para transformar a indústria da construção e pensar nas edificações durante todo o seu ciclo de vida, desde o nascimento, passando pela entrega, uso e reforma, quando necessário. Queremos levar saúde para os seres humanos, com a compreensão de que ser saudável está totalmente conectado com habitar em um local com uma estrutura segura, que não comprometa o bem-estar das pessoas.

Habitações duráveis!

É para este sentido que caminhamos e que também esperamos que todo o mercado caminhe. Por isso, investir no desenvolvimento de novas tecnologias é fundamental. Elas são, em si, o norte da atuação estratégicas para manter a saúde e gerar sustentabilidade nas edificações.

Segundo o Índice de Digitalização do McKinsey Global Institute, o setor da construção civil é um dos menos digitalizados da indústria, chegando a ocupar o penúltimo lugar nos Estados Unidos e na Europa. E, de acordo com o relatório “Reinventing construction: a route to higher productivity”, da mesma consultoria, a indústria global da construção cresceu apenas 1% em produtividade nos últimos 20 anos.  Isto é, o potencial de desenvolvimento do setor é em aspecto macroeconômico.

Esse cenário está totalmente interligado também às necessidades do varejo da construção civil, que necessita de tecnologia para caminhar. No Brasil, nosso varejo é muito disperso. Quase 85% dos materiais de construção são desovados por pequenas lojas, que são mais frágeis às intempéries.

E quais são os objetivos?

Entre os principais objetivos da Trutec está levar digitalização para ajudar na competitividade do pequeno varejo. E fica claro que a tecnologia pode ser usada por todos os varejistas. Oferecemos a infraestrutura para essas pequenas lojas ganharem força, por meio de digitalização, marketplace e sistemas para gestão de categoria como a leitura de dados sell-out, por exemplo.

A proposta é transformar a construção civil no país, seguindo passos largos em favor da melhora da produtividade e do incremento tecnológico e sustentável de todo o ecossistema.

Alexandre Quinze é CEO da Trutec. Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), com especializações em Supply Chain, na Universidade da Califórnia, em Inovação Tecnológica, na Universidade Estadual de Campinas, e MBA em Administração, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição na qual é professor há mais de 11 anos. Possui sólida experiência, com mais de 30 anos, em empresas nacionais e internacionais de grande porte, como Philips, Rimini Street, PwC Brasil, CBMM e Flextronics Internacional.

Compartilhe esse conteúdo

Conteúdos relacionados

Acesse todos os conteúdosAcesse todos os conteúdos
Faça parte

Vamos juntos fazer o futuro da construção civil?

Converse com nossos especialistas e conheça as soluções que mais se adequam ao momento da sua empresa.

falar com um especialista Falar com um especialista
scrollvoltar ao topo